Dicas sobre uso consciente do plano

A busca pela sustentabilidade é um dos temas mais discutidos na atualidade, ou seja, o uso de recursos com responsabilidade e de forma adequada, de forma a garantir sua constância e longevidade.

Com a assistência à saúde não pode ser diferente!

O beneficiário deve compreender que a forma como utiliza os serviços impacta diretamente no custeio das despesas assistenciais. Um plano de saúde coletivo, regido pelo mutualismo e pela solidariedade, deve ser gerido e supervisionado por todos os envolvidos e seu uso consciente possibilita a eficácia e a continuidade do serviço.

O beneficiário, apesar de não ter conhecimento técnico para atestar o correto diagnóstico e indicação do tratamento, deve ter em mente que pode, de forma atuante e responsável, buscar maiores esclarecimentos sobre a prescrição médica e fiscalizar a conduta dos profissionais.

  • Reflita sobre o conteúdo desta cartilha e conscientize-se!
  • Pratique o uso consciente e contribua para a sustentabilidade do seu plano.

Ter um bom plano de saúde, que disponibiliza uma ampla rede credenciada, como a oferecida pela Ideal Saúde, é uma conquista que a maioria das pessoas deseja. Mas, para manter a qualidade dos serviços, é preciso que a contribuição dos beneficiários e/ou das empresas seja suficiente para custear as despesas.

Adotar uma postura responsável em relação à utilização do seu plano é uma das formas de conseguir equilíbrio entre receitas e despesas e evitar reajustes anuais elevados.

Lembre-se de que os aumentos dos custos são compartilhados por todos!

  • Pratique o uso racional do seu plano de saúde. Cuide de você, mas não esqueça de cuidar também do seu plano!
  • Faça sua parte! Siga as dicas para a utilização sustentável dos serviços oferecidos pela Ideal Saúde.
  1. Use o plano apenas quando necessário. O abuso eleva o custo assistencial, que mais tarde refletirá no reajuste anual.
  2. Faça uso da Telemedicina sempre que possível. Vá ao pronto-socorro somente em casos de urgência e emergência.
  3.  Organize um miniprontuário médico, mantendo em uma pasta dados e
    referências à sua saúde e de sua família. Apresente-o sempre que for ao médico.
  4. Guarde receitas e resultados de exames realizados, para facilitar a consulta e fornecer ao médico dados essenciais para o diagnóstico e tratamento.
  5. Jamais empreste a carteirinha para outra pessoa. Comunique à Ideal Saúde a perda ou roubo da sua carteirinha do plano de saúde.
  6. Conheça bem as coberturas, seus direitos e deveres para evitar contratempos. Fique por dentro do seu plano de saúde.
  7. Acompanhe os demonstrativos de utilização do plano e verifique se os débitos estão corretos.
  8. Sempre que tiver questionamentos sobre a utilização dos procedimentos de saúde, contate a Central de Atendimento.
  9. Verifique se as guias de autorização estão preenchidas corretamente e de forma completa. Antes de assinar a guia, certifique-se de que o serviço especificado foi realmente realizado.
  10. Invista na prevenção: tenha um médico de referência (generalista, clínica médica, geriatra etc.) e realize exames periódicos de modo a reduzir internações e as idas ao pronto-socorro.
  1. Em caso de dúvida sobre a especialidade médica, marque sua consulta com um clínico geral. Ele poderá encaminhá-lo para o especialista indicado e isso previne consultas desnecessárias.

  2. Verifique com o credenciado qual o prazo para a consulta de retorno e tente voltar nesse período para evitar a cobrança de uma nova consulta.

  3. Evite mudar de médico sem necessidade, pois além de ouvir diagnósticos que podem confundir, você estará desperdiçando seu tempo e recursos do plano, elevando também os custos e gerando mais coparticipação.

  4. Não troque de especialista a todo momento, pois o profissional precisa realizar um acompanhamento da evolução do tratamento para o melhor resultado.

  5. Dê preferência às consultas agendadas; evite a utilização do pronto-socorro para situações de rotina, pois esse tipo de consulta tem custo elevado. Além disso, ir ao hospital implica riscos de contrair doenças típicas desses ambientes.

  6. Encontre um médico de confiança e acessível. Se você vai sempre ao mesmo médico, ele terá um histórico de todos os seus problemas de saúde e assim poderá chegar a um diagnóstico seguro e eficaz. Além disso, se preciso, ele saberá indicar um especialista para resolver alguma questão específica.

  7. Procure um pronto-socorro somente nas urgências e emergências. Nunca utilize o pronto-socorro para realizar consultas de rotina. Procure um médico para acompanhar seu tratamento. Suspeitando de alguma doença, não adie sua ida ao médico. Essa atitude pode evitar a complicação do seu caso e, ainda, a necessidade de utilização desnecessária de procedimentos mais complexos. Além das consultas de pronto-socorro terem um custo dobrado para o seu plano de saúde, elas ainda trazem riscos de doenças típicas de ambientes hospitalares. Em caso de urgências leves como: infecção urinária, vômito, diarreia, tosse, sinusite, febre, alergias, dor de cabeça, desidratação, lesões musculares, gripes etc. procure uma clínica específica para estes atendimentos. É mais rápido, econômico e mais seguro.

  8. Não falte às consultas e exames agendados. Marcar consultas e exames e não comparecer sem desmarcar pode prejudicar o acesso de outras pessoas aos serviços.

  9. Se não for possível comparecer, avise com antecedência. Desse modo, o credenciado poderá fazer um encaixe de outro paciente ou antecipar o atendimento de alguém que tenha chegado mais cedo. Essa conduta vale também para os atendimentos em clínicas. Lembre-se que, assim como o seu tempo é precioso, o do profissional de saúde também é!
  1. Guarde seus exames e leve-os nas consultas seguintes. Muitos exames, principalmente os de rotina, possuem prazo de validade prolongado. É desnecessário repeti-los em curto espaço de tempo.

  2. Verifique se as guias estão preenchidas corretamente e de forma completa. Assine a guia somente quando já estiver preenchida e tiver certeza de que ela se refere aos exames que estão sendo realizados. Certifique-se de que foram realmente feitos e, se achar alguma irregularidade, questione. Se ainda assim houver problemas, entre em contato com a Ideal Saúde e denuncie. Valorize o que você pagou. Sempre que fizer exames, retire-os do laboratório e leve-os ao seu médico para dar continuidade ao tratamento. Se consultar outro profissional, apresente os resultados anteriores para não ter que repetir os exames.

  3. Procure esclarecer com seu médico a necessidade dos pedidos de exames, seu objetivo e a eficiência diagnóstica. Essa atitude evita a repetição de vários exames.

Quando for necessário submeter-se a uma cirurgia que não seja de urgência, é importante programar-se com antecedência e solicitar autorização à Ideal Saúde, que prontamente iniciará os procedimentos internos para viabilizá-la.

Questione seu cirurgião sobre a eficácia do procedimento, seus benefícios e riscos. Veja o que pode ser perguntado para que você possa sentir-se mais seguro:

  1. Que cirurgia você está me indicando? Solicite ao seu médico que explique detalhadamente o procedimento.
  2. Existem diferentes modos de fazer intervenção? Um é mais complicado que outro? Pergunte ao seu cirurgião a razão da escolha de um método e não outro.
  3. Por que eu preciso me submeter a essa cirurgia? Esteja seguro de que compreendeu bem como os procedimentos se relacionam com o diagnóstico de sua condição de saúde.
  4. Existe alternativa? Nem sempre a intervenção cirúrgica é a única solução para o problema. Remédios ou outros tratamentos, como modificações de dietas ou exercícios podem ajudar tanto ou mais. É importante saber todas as variáveis para poder decidir melhor.
  5. Quais os benefícios? Por quanto tempo durarão? Em alguns casos, não é raro os benefícios terem pouco tempo de duração.
  6. Pode haver a necessidade de outro procedimento mais tarde? Algumas vezes, pacientes criam falsas expectativas e decepcionam-se com o resultado.
  7. Quais os riscos dessa cirurgia? Todas têm riscos, por isso você deve pesar benefícios e riscos.
  8. O que acontecerá se eu não quiser ser operado? Baseado no que você sabe sobre riscos e benefícios da cirurgia, poderá decidir por não realizá-la agora. Pergunte ao cirurgião o que você ganha ou perde por adiá-la.
  9. Posso sentir mais dores? O problema pode desaparecer por meio de outros tratamentos?
  10. Que tipo de anestesia será utilizada e quais os riscos envolvidos? Qual profissional irá realizá-la?
  • Informe ao cirurgião todo o seu histórico de doenças e restrições para minimizar riscos.
  • Se necessário, anote para não esquecer nenhum detalhe importante.
  • Ouvir uma segunda opinião é uma boa maneira para ter certeza de que a cirurgia é ou não a melhor alternativa.

A Ideal Saúde utiliza mecanismos de regulação eficazes que procuram conciliar as necessidades dos médicos e pacientes, sempre visando a sustentabilidade do seu plano de saúde.

Os mecanismos de regulação utilizados pela sua operadora são adequados e não restritivos. Entre eles, citamos os seguintes:

  • Autorização prévia: realizada pela auditoria técnica da Ideal Saúde, tem a função de controlar os excessos de pedidos e avaliar sua real necessidade.

  • Fator moderador (coparticipação): geralmente cobrado nos casos de consultas e de exames complementares até determinado valor. O fator moderador equivale a um percentual sobre o valor do procedimento realizado.

  • Auditoria de internação: verificação das contas hospitalares in loco para análise de todas as informações que compõem o prontuário do paciente.

  • Auditoria de contas ambulatoriais: as contas ambulatoriais são auditadas pelos nossos auditores externos, com o propósito de evitar as cobranças abusivas de procedimentos, materiais descartáveis e medicamentos, assim como erros e fraudes.

Comunique à Ideal Saúde eventuais falhas ou irregularidades observadas nos serviços prestados. Essa ação permite que a operadora tenha conhecimento dos erros ocasionalmente cometidos e entre em contato com os responsáveis para sanar tais irregularidades.

SÃO CONSIDERADAS FRAUDES

  • Emprestar a carteirinha para outra pessoa.
  • Realizar procedimentos não cobertos pelo plano de saúde disfarçando-os de consultas médicas ou outros procedimentos.
  • Omitir doenças ou lesões preexistentes quando do preenchimento da Declaração de Saúde, para posteriormente utilizar o plano sem cumprir as devidas carências.

 

FISCALIZE!

  • Assinar em branco guias de consultas, exames e internações, entre outros, pode facilitar a inclusão de procedimentos não realizados.
  • Verifique sempre os demonstrativos de utilização do plano e informe à Ideal Saúde qualquer irregularidade percebida. Eles são disponibilizados mensalmente no Aplicativo e na área restrita do portal.

Para vivermos mais e melhor, devemos ter bons hábitos. Exercícios físicos e alimentação saudável evitam várias doenças. Embora seja do conhecimento de todos, é preciso praticar isso no dia a dia.

ADOTE HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS

  • Pratique atividades físicas.
  • Controle o estresse; busque o equilíbrio mental e físico.
  • Siga uma alimentação balanceada.
  • Monitore seu peso.
  • Durma bem.
  • Beba bastante água.
  • Mantenha o bom humor.
  • Respire bem.
  • Visite regularmente o dentista.
  • Faça acompanhamento médico periódico e exames preventivos para o monitoramento da saúde.
  • Evite o fumo e o consumo de bebida alcoólicas.
  • Não se automedique!